store

Newsletter

Inscreva-se para receber informações sobre o trabalho
alt=""
Exame Oftalmológico

capaNo segundo semestre de 2013, iniciamos uma campanha para fazer Exame Oftalmológico em nossos alunos. E Isso só está sendo possível pela atenção, doação e desprendimento do Dr. Mauro Campos, médico oftalmologista, professor do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e do Sr. Miguel Giannini, proprietário da Miguel Giannini Óculos.

Os atendimentos são feitos gratuitamente em pequenos grupos em seu consultório na Rua Francisco Leitão, 382, em Pinheiros - São Paulo. Nos casos indicados, a confecção e fornecimento de óculos são feitos na Ótica acima mencionada, situada na Rua dos Ingleses, 108 – Bela Vista – São Paulo. Estes encaminhamentos são feitos em papel timbrado do Lar da Criança Feliz, acompanhada da receita do Dr. Mauro Campos.

A proposta tem a finalidade de atender as crianças entre 03 e 05 anos de idade, estudantes matriculados na pré-escola, em caráter preventivo das doenças oftalmológicas que podem comprometer a visão ou a acuidade visual, tais como miopia, hipermetropia, astigmatismo, glaucoma, retinopatias, maculopatias e estrabismo, ou seja, as causas mais comuns de deficiência visual.

Exames usando recursos de tabelas e figuras são empregadas em pacientes que ainda não foram alfabetizados. Segundo especialistas, os testes de acuidade visual são de baixa complexidade, porém de grande eficiência no resultado final.

De acordo com o Ministério da Saúde 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema na visão. Já a Organização Mundial de Saúde estima que existam pelo menos 400 mil crianças cegas no mundo, 94% delas em países em desenvolvimento. Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica calcula a existência de 180 crianças cegas e 720 com baixa visão para cada milhão de brasileiros. Os estudos revelam ainda, que as duas principais causas de cegueira evitável no Brasil são a catarata e a falta de óculos, sendo que oito em cada 10 casos de perda de visão poderiam ser evitados se detectados precocemente.

Esses números são assustadores e não devemos ignora-los. Daí a importância de se realizar o exame oftalmológico como prevenção. E a nossa proposta prevê exatamente isso, realizar ações simples, que merecem a nossa atenção. Especialistas apontam que televisão, computador e outros equipamentos exigem muito do sistema visual da criança, chegando a impedir, em alguns casos, seu adequado desenvolvimento.

Existem certas patologias que só serão diagnosticadas com um exame oftalmológico especializado. A criança muitas vezes não demonstra qualquer dificuldade, mas podemos estar pecando pela falta de orientação e melhor avaliação tanto em casa, quanto na escola.

Atentos a isso, nós do Lar da Criança Feliz, com o apoio do Dr. Mauro Campos e Sr. Miguel Giannini instituímos este programa de prevenção para as crianças de 03 a 05 anos de idade matriculadas no Lar.

A conscientização dos pais, familiares e professores é o fator mais importante. Nunca devemos ignorar as queixas dos pequenos, mesmo quando não sabem se expressar.

Prevenção é o melhor tratamento. Devemos estar atentos. Pense nisso!